Você pode estar pagando juros abusivos sem saber. Nossa equipe jurídica é especializada em ações revisionais, analisando minuciosamente contratos de financiamento de veículos, empréstimos e cartão de crédito. Identificamos cláusulas ilegais, taxas acima da média do Banco Central e práticas como a capitalização indevida. Nosso objetivo é recalcular a dívida, reduzir sua parcela e buscar a devolução dos valores pagos a mais.
Como saber se estou pagando juros abusivos?
A principal forma é comparar a taxa de juros do seu contrato com a taxa média de mercado divulgada pelo Banco Central (Bacen) na época da assinatura. Se a sua taxa for muito superior (ex: 50% ou 100% acima da média), ela pode ser considerada abusiva. Outros sinais são a capitalização de juros (“juros sobre juros”) ou a inclusão de tarifas ilegais.
A simples entrada com a ação não impede automaticamente, mas é a melhor ferramenta para isso. Ao demonstrar a cobrança de juros abusivos, podemos pedir ao juiz uma “liminar” (decisão urgente) para proibir o banco de tomar o veículo e permitir o depósito em juízo do valor que entendemos correto (o valor justo da parcela), mantendo você na posse do bem.
Os benefícios podem ser significativos. O principal é o recálculo da dívida, que pode levar à redução do valor das parcelas futuras ou do saldo devedor total. Além disso, se for comprovado que você pagou valores a mais, é possível conseguir a “repetição de indébito”, ou seja, a devolução em dobro desses valores.

Perguntas Mais Frequentes

CNPJ: 39.950.949/0001-98
Inscrições Profissionais do Sócio-fundador:
  • OAB/PE 45.830
  • OAB/SP 523.322
  • OAB/MG 244.006
Dante Advocacia – Todos os Direitos Reservados – 2025